sábado, 10 de agosto de 2013

O poder das suas palavras




Aquilo que não se encontra em sua mente
não pode escorregar e sair pela sua boca.
~ Paulo Ferreira






Aquilo que lhe vai na mente, na alma e no coração, é muitas vezes expresso por palavras escritas ou faladas; acompanhadas ou não de gestos e entonações que lhes sublinham e reforçam os sentidos. Elas são, é verdade, um recurso limitado e impreciso – e ainda assim, são o melhor recurso do qual dispomos para grande parte de nossa expressão pessoal.

É amplamente conhecido que a cada língua corresponde, de certo modo, um sistema de pensamento, ou ao menos um "angulo mental" que DERIVA, DEMONSTRA, ILUSTRA e INFLUENCIA cada cultura. Povos tem palavras para designar aquilo que lhes é relevante, seja pelo valor ou pela ampla presença em suas vidas.

Assim, as palavras que usamos são, consciente ou inconscientemente, expressões do que pensamos e sentimos, expressões do que somos. Nossas palavras são "postos avançados"de nosso ser interior. E muitas vezes, expressam coisas que estão dentro de nós e que ainda sequer nos demos conta. Por mais que se questione muitas das teorias apontadas por Freud, uma de suas mais preciosas observações diz respeito ao famoso "ato falho". Aquela palavra ou ato que tão reveladoramente "escorrega", e que tantas vezes vem logo acompanhada da expressão "eu não quis dizer isso"... E querendo ou não... foi o que disse.

Quantas vezes cada um de nós "aprendeu" ouvindo a si mesmo? Quantas vezes foi ao comunicar e definir em palavras que realmente concebemos e apreendemos algo que, antes disso, nos parecia vago?
Daí a importância fundamental de atentar para as nossas palavras. Elas são nossa expressão no mundo e re-alimentam nossa própria mente pela repetição e uso. E as palavras que usamos revelam o que está em nossas mentes. "Era apenas brincadeira"; "foi só um modo de dizer" – você pode escolher um milhão de modos de sair pela tangente. Mas uma palavra não pode "sair pela boca" sem que a ideia correspondente estivesse presente em sua mente.

Quase todas as pessoas tem maneiras próprias de expressar-se, e "palavras favoritas". Conheço uma pessoa que usa muito a palavra infinitamente. E este é um exemplo interessante: demonstra uma vontade de marcar profundamente uma diferença, deixar muito clara uma posição: Tal coisa é infinitamente melhor que tal outra. Parece um pouco exagerado – mas é a vontade de clareza na preferência que está expressa, não?

Há pessoas que usam tanto certas palavras que ficam até conhecidas por isso: conheci um rapaz que era chamado pelos amigos de "João Fantástico"... porque escolhia este adjetivo para tudo que lhe agradava.
Agora pense por um instante: quais são as palavras que definem a sua linguagem? Quais são as palavras que você diz o tempo todo; expressões, adjetivos. Qual é a SUA palavra aquela que está associada a você? Se ficou em dúvida, pergunte a alguém que convive muito com você.

Lembre-se: cada palavra dita é algo que você ESCOLHE colocar no mundo.
E o mundo, mais cedo ou mais tarde, devolve tudo que recebe.

Gratidão. AUM.

2 comentários:

  1. Palavras para concretizar o amor e a prosperidade: as leis que regem minha vida são leis do amor, da fé, da prosperidade, da Verdade. Por isso, minha vida é serena, plena de paz e de fé. Confio tudo nas mãos de Deus. A Lei de Deus é o Amor. Sou verdadeiramente grato a Deus.

    ResponderExcluir
  2. QUE O DIA LHE SEJA ÓTIMO MESMO QUE O CLIMA NEM TANTO.

    ResponderExcluir