sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Simples como uma lista de 5 itens

Penso, logo existo. Como ser consciente, bem entendido. Afora isso, existem as vacas e as galinhas, sem consciência mesmo, apenas existindo. Consciência é dar-se conta de sua própria existência e de seus próprios atos. Consciência é escolha. Por inversão, se não penso, não existo como consciência – e não me dou conta dos meus atos.
Ocorre que em tempos de “fazer vinte coisas ao mesmo tempo”; não parar um segundo pra pensar, não há como pensar. Assim, começamos a agir sem consciência dos nossos atos e sem escolher a que nos dedicamos. Resultado disso: damos atenção demais à perfeita administração de um problema circunstancial que vai ser esquecido em três dias – e nos esquecemos completamente do que nos é realmente importante, das pessoas que amamos, das questões que nos fazem acordar de manhã. Confundimos ação com objetivo. Esquecemos porque levantamos pela manhã e porque trabalhamos tanto: para alcançar objetivos e viver plenamente, para sermos felizes. Ninguém em sã consciência se esforça tanto pra ser infeliz. Mas sem pensar, é exatamente o que temos como resultado.
E muitas vezes tentamos nos desculpar com quem amamos, com nossos parceiros e nossos filhos, explicando nossa falta de atenção em função das circunstâncias de ontem, anteontem, da semana passada. Só que é preciso parar um instante para se dar conta que dar valor é, quase sempre, dar atenção. Com isso em mente e cinco minutos de nosso tempo precioso, podemos resolver a questão e consertar nossas prioridades: pegue uma folha de papel e faça uma lista das suas 5 prioridades máximas na vida, as coisas realmente importantes. Apenas 5 itens, por favor. Em seguida, liste também as 5 coisas que mais tomaram seu tempo nos últimos 5 dias. Quanto mais iguais forem as listas, mais você está consciente das suas prioridades verdadeiras, e de fato vivendo, como um ser consciente.
Quanto mais diferentes, mais você está apenas, inconscientemente, existindo. Exatamente como um animal irracional que se deixa levar ao matadouro. Pense nisso. Aja sobre isso. Agora, nesse exato momento.

© 2010 Paulo R. Ferreira. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário