terça-feira, 13 de outubro de 2009

HOMEM EM GUERRA

O homem dessa primeira década do século XXI é um homem em guerra. O estado de guerra mudou com o passar dos tempos. Até o início do século XX, era uma coisa física, real, aberta. Na segunda metade do século XX, tornou-se uma guerra de ameaças entre nações, a guerra fria. E no final do século XX e começo do século XXI, tornou-se uma guerra interna, de cada homem consigo mesmo.
Vivemos em guerra contra nossas limitações. As do corpo ou as da mente. Lutamos contra nossos limites, físicos, mentais ou espirituais. Vivemos em guerra por sermos hoje mais materialistas que nunca, e mais individualistas que nunca. Toda a tecnologia e as novidades da área de beleza e saúde nos convenceram que podemos ser jovens para sempre, belos para sempre. E se não somos suficientemente belos, temos mais que possibilidade: temos dever, obrigação de nos melhorarmos.
O homem atual não sabe o que é paz. Embora não viva a guerra aberta nos campos nem a guerra fria entre nações, vive a guerra interior da qual não pode escapar. Aceitar-se, compreender-se significa uma rendição inaceitável nesse modelo perfeccionista e consumista. Não fazer cirurgia plástica, ou não fazer a enésima especialização na carreira, torna-se imoralidade.
Descanso é algo mal-visto. Descanso é algo que somente os muito ricos e muito belos deveriam ter. E mesmo esses não têm. Sentem-se igualmente em guerra com eles mesmos, não se aceitam, querem o aperfeiçoamento constante, contínuo, a riqueza crescente.
Não importa o tamanho da montanha de dinheiro que tenham hoje. Se amanhã não tiverem ainda mais, sentir-se-ão fracassados, perdedores. Hoje, quase todos vivem exaustos.
Hoje, muitas pessoas, num dia de trabalho, não dizem que vão almoçar. Dizem que vão apenas “comer qualquer coisa” ou “pegar um lanchinho”. As pessoas têm vergonha do tempo que passariam alimentando-se com calma, almoçando e conversando enquanto o fazem. Um almoço que leve mais de 30 minutos e não seja dedicado aos negócios é praticamente uma vergonha. Aqueles que o fazem, às vezes não se permitem admitir que o fazem, por medo das críticas. Envergonham-se do bem-estar. Aqueles que porventura num dia específico estejam mais tranqüilos, ou menos atarefados, procuram esconder isso dos demais. Porque há muito medo da inveja alheia, e ao mesmo tempo, medo de passar a vergonha de não estar alinhado com o máximo esforço pela totalidade do tempo.
Não ter olheiras, insônia, preocupações infinitas e não estar exaurido significa, para muitos, ter de esconder isso para não se envergonharem de si mesmos.
Não se permitem tempo para usufruir o que tem. Não se permitem o mínimo tempo para reflexão. Não conhecem o significado da palavra paz. Não conhecem mais o significado do conceito interior de paz.
Olhe nos olhos de um homem contemporâneo. Eles nunca param. Precisam buscar incessantemente tudo aquilo que estão perdendo. Nosso tempo febril não permite piscar. Fechar os olhos ou desligar o celular. Todos já os mantém ligado mesmo nos teatros e cinemas. Como suportar o risco de perder algo? O que quer que seja; perder é insustentável para nós, hoje.
Mas estranhamente algumas perdas são toleráveis ao homem contemporâneo: a perda da nossa humanidade, da nossa falibilidade, do nosso sagrado direito à imperfeição e à necessidade de descanso. Acima de tudo, toleramos perder a paz interior. Pior ainda, ver que tantos consigam orgulhar-se disso.

© 2009 Paulo Ferreira. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. É engraçado pensar no homem contemporâneo. Eu lido com a Arte deste homem contemporâneo todos os dias. Tenho dificuldades para estimular este homem a apreciar a arte que ele mesmo produz. Uma arte confusa, cheia de informações e multifacetada...O homem da guerra mundial, produziu o modernismo. A abstração geométrica blocada em cores, lembrando os acúmulos da destruição de suas edificações. O homem contemporâneo produz a arte hiper conceitual, propõe releituras dos modernismos, discute a situação política da América Latina, questiona as culturas híbridas, fruto da globalização financeira...
    Desde sempre, o homem produz representação de sua realidade. A arte acabou herdando grande parte deste papel. A Arte contemporânea anda juntinho com este homem contemporâneo por isso, não busque paz, leveza e se prepare para ter dificuldade de se concentrar.

    ResponderExcluir
  2. E estranho como somos resistentes à mudança. A Crise Econômica do ano passado deveria mostrar a todos que está passando a hora de tomarmos algumas atitudes. Vai-se o COP15 e depois...? Se quiser discutir este e demais assuntos sobre a Vida, o meu amigo Sérgio Ikuno está iniciando um grupo de discussão e comentários. Estou ajudando e convido os interessados para ver se "pega esta onda" e se reunirem no Facebook para elevação da nossa consciência e quem sabe começaremos a tomar alguma atitude pela Paz e Amor (no sentido mais amplo e profundo). Endereço é Good too Good.

    ResponderExcluir