quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Lista Transformadora - Por Paulo Ferreira

Muita gente com quem trabalhei, convivi e convivo, me pede referências e dicas de leitura e conteúdos, talvez porque eu vivo citando fontes, pensamentos, blogs e links que considero transformadores do pensamento. Então resolvi fazer A Lista Transformadora. Está longe de ser completa, é apenas uma lista que responde à primeira das perguntas da transformação pessoal, que é: "Por onde eu começo"? 

Esta é uma compilação breve de algumas referências que considero absolutamente relevantes para a formação do pensamento e a transformação pessoal. Não existe uma ordem ideal para acessar esses conteúdos, mas dê-se o tempo de conhecer todos eles. Tenho convicção que depois disso, é difícil que alguém não saia transformado e enriquecido, mesmo que leve dois anos - porque alguns livros levam tempo pra ler. E reler. Pressa, neste ponto, é irrelevante.
O mais importante, creio, é não interromper o processo ao se deparar com textos ou conteúdos mais complexos e desafiadores. Os koans do Tao Te King, por exemplo, às vezes parecem estranhos e sem sentido. Isso é sinal que ainda não os entendemos. Li muitas vezes alguns deles, sem compreender-lhes o sentido. Até que um dia, estava pronto e veio o insight. E então, click, faz sentido. Simples assim. Leio o Tao Te King todo ano. Revejo alguns desses conteúdos muitas vezes por ano. Considero muito importante não perder o contato com tudo isso, no cotidiano.

E, sobretudo, considero importantíssimo lembrar algo que disse Sidarta Gautama, o Buda original:

“Não acredite em nada do que eu digo apenas por respeito a mim, mas teste por si mesmo, analise como se você estivesse comprando ouro”

Sunscreen:

Discurso do Steve Jobs em Stanford
  
Livros

Tao Te King – Lao Tse

(Necessariamente na tradução do Huberto Rohden – não leia outra tradução)

 link para uma versão online do livro: http://www.ocaminhodomeio.com.br/taoteking/index.html

link para download em pdf:

Tao.te.Ching-Lao.Tse.rar - 4shared.com - online file sharing and ...


A arte cavalheiresca do Arqueiro Zen – Eugene Herrigen: http://www.yoomp.com/blogs/1141/feeds/MEGA%20ALEXANDRIA%20-%20ebooks/149902/Download%20-%20A%20Arte%20Cavalheiresca%20do%20Arqueiro%20Zen,%20%20Eugene%20Herrigel

O Tao da Física – Fritjof Capra:

O Tao da física - Wikipédia, a enciclopédia livre




EM AGUAS PROFUNDAS - CRIATIVIDADE E MEDITAÇAO
LYNCH, DAVID
Neste livro, uma mistura de autobiografia, história do cinema, ensaio espiritual e manual de meditação, o célebre diretor David Lynch conta como a prática da Meditação Transcendental mudou a sua vida, além de revelar como ela o ajuda a concentrar energias, estimulando sua criatividade e consciência. Um relato de experiências entremeado de histórias jamais reveladas sobre a produção de suas obras-primas cinematográficas. 'Em Águas Profundas' é uma leitura não só para fãs do cinema de David Lynch, mas também para todos que desejam melhorar a sua própria condição mental, através do desenvolvimento da criatividade e da capacidade de concentração.

Sinapse:

Saindo da Matrix

O Destruidor de Dogmas